Os melhores destinos na África para ir com adolescentes

Viajar para a África é sempre uma experiência memorável. Apesar de ser conhecida pelos safáris, a África vai muito além disso, com uma grande variedade de atividades e paisagens deslumbrantes, que certamente irá encantar toda família.

Pensando nisso, a Viajar com Adolescentes criou os melhores roteiros para aproveitarem o melhor de cada destino com seus filhos adolescentes. Vamos lá?

África do Sul e Zâmbia 

A África do Sul é um destino turístico com bastante infraestrutura. Isso porque ela está relacionada com a cidade de Cape Town, que é uma cidade portuária bastante importante da região.

Ela foi eleita uma das cidades mais bonita do mundo, explorá-la de sidecar, subir a Table Mountain ou até para os jovens mais radicais, o nado com tubarões, é diversão na certa!

Para os pais que curtem vinho, próximo a Cape Town tem varias cidadezinhas legais para explorar e para que os filhos possam curtir junto, em nosso roteiro criamos uma experiência super divertida pedalando pelos vinhedos.

É claro que não dá para visitar a África do Sul sem passar pela região de Safaris, são vários Parques Nacionais e também Reservas Privativas que oferecem a toda a família uma experiência única de ficar bem perto dos Big 5. 

Legal também é poder aprender in loco mais sobre a história de Nelson Mandela. Por isso, é válido visitar o Museu do Apartheid em Johanesburgo. Além disso, tem o Mandela House Museum, que é a casa em que ele morou em Soweto, distrito próximo a Johanesburgo.

Não se preocupe se o seu roteiro não prevê uma paradinha em Johanesburgo, pois em Cape Town mesmo da para visitar  a antiga prisão em que Mandela ficou preso e agora é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e fica em uma ilha bem em frente a cidade.

Nas férias de julho, é interessante conjugar sua viagem com a Zâmbia porque é uma das melhores épocas para visitar esse destino e fazer um passeio de barco pelo Rio Zambeze, onde é possível se maravilhar com a paisagem da Victória Falls, uma das cataratas mais espetaculares do mundo.

Existem alguns outros passeios muito legais para fazer com adolescentes por lá, seja em barco, trem ou até de helicóptero, a aventura será garantida

Bostwana 

Considerado um dos melhores safáris do mundo, Botsuana oferece um dos roteiros mais caros e exclusivos em comparação a outros lugares da África, mas existe uma razão! 

Isso porque a região conta com o Delta do Okavango, que abriga poucos lodges (acomodações), fazendo com que o turismo para lá seja uma experiência única, exclusiva e luxuosa, principalmente por precisar, na maioria das vezes, chegar de avioneta.

O safári de lá é diferente porque existe realmente uma quantidade grande de animais devido a grande concentração de água. O Delta de Okavango é uma das Sete Maravilhas Naturais de África e é onde as águas dos rios Okavango, Kwando e Linyanti chegam e “morrem”. 

A água dos rios vai sumindo ao longo do caminho por conta do consumo das plantas (60%) e evaporação (36%). Aproveitar as férias de julho para visitar o local é interessante pela abundância de água.

Os altos níveis de água fazem com que exista uma grande concentração de pássaros, elefantes, gnus, búfalos, crocodilos, hipopótamos, entre muitos outros, além de cerca de 1.300 espécies de plantas.

Existem as opções de fazer o safári de carro, de barco a motor ou de canoas (chamadas mokoro) e em nosso roteiro incluímos varias experiências em família para tornar a viagem inesquecível. 

 

Quênia e Tanzânia – A GRANDE MIGRAÇÃO

Para quem quer viajar para a África em um modo mais aventureiro, o Quênia e a Tanzânia oferecem uma experiência estilo National Geographic. Uma grande quantidade de animais faz a migração entre um território e outro, possível de ver via satélite, de tantos que são.

É A Grande Migração, em que acontece o movimento das grandes manadas dos gnus, acompanhados por gazelas e zebras, em busca de melhores pastos. 

Essa concentração de animais pode chegar a 1,5 milhões e cruza planícies e rios ao longo das estações, esgotando o pasto em sua área, forçando a mover-se e buscar um novo fértil pasto.

O mais legal é que, quando se faz safári em outros territórios da África, acorda-se cedo, faz o safári, volta ao lodge, almoça e sai novamente para o safári a tarde. Já no Quênia e Tanzânia, a viagem toda é um safári.  A experiência vai  possibilitar ver tribos Quenianas, o Monte Kilimanjaro (um vulcão adormecido considerado a maior montanha da África),  Ngorongoro, enquanto faz o safari ao longo de cada percurso.

Ngorongoro é uma cratera gigantesca, considerada a Arca de Noé da África Oriental por abrigar muitas espécies de animais daquela região, integrados num ecossistema que ainda não foi afetado pela mão do homem.

Pode preparar a câmera e carregar baterias extras, pois a molecada vai surtar de tanto tirar fotos.

Namíbia

A Namíbia oferece uma experieisitar diferente, visitar o Deserto de Kalarari e se deslumbrar com as paisagens avermelhadas que o cenário traz. É espetacular!

Por lá, os adolescentes podem fazer trilhas pelo deserto, vôo de balão, passeios de quadriciclo, entre outras opções bastante legais.  

E aí, qual lugar você mais gostaria de visitar? Acesse nosso site para conferir nossos roteiros ou continue navegando pelo blog para saber mais.