Por que visitar Ruanda em família com adolescentes?

Por que visitar Ruanda em família com adolescentes?

A Ruanda é uma combinação perfeita entre aventura e aprendizado. Um país que ressurgiu de uma história conturbada, marcada pelo genocídio de 1994, sendo, hoje em dia, um dos principais países africanos em crescimento econômico e um modelo de reconciliação, sustentabilidade, superação e força.

Caminhar pela floresta tropical; ver de perto gorilas-das-montanhas, animais em perigo de extinção; fazer um safári no Akagera National Park; vivenciar a energia latente de Kigali, capital de Ruanda. É isso que os espera neste destino fascinante para famílias com adolescentes, que marcará a memória de vocês! 

Ruanda é diversidade, superação e vida: presentes a partir de uma força e reinvenção que esse povo sempre foi capaz de realizar. Sabendo disso, trouxemos neste post experiências exclusivas desse país tão único: 

Gorila trekking

Em um momento único em família, vocês poderão ter a experiência exclusiva de testemunhar, por cerca de uma hora, o viver dos gorilas-das-montanhas. Hoje em dia, só existem cerca de mil deles no mundo, que, sob ameaça de extinção, tem no turismo um importante aliado na luta pela preservação e conscientização. São animais calmos, inofensivos e inteligentes, que possuem alguns hábitos que lembram muito o agir humano, o que encanta a todos que têm a chance de observá-los! 

Caminhar pelas trilhas da floresta e ter um encontro próximo com essas criaturas magníficas lhes permitirá apreciar a grandiosidade da vida selvagem. Será uma dessas experiências sem igual, com um impacto inexplicável, capaz de fazer os adolescentes desenvolverem uma maior consciência sobre a importância da preservação.

Por que visitar Ruanda em família com adolescentes?

 

Safári:

Além dos gorilas-das-montanhas, Ruanda abriga uma rica diversidade de vida selvagem em seus Parques Nacionais, como o Parque Nacional Akagera, com savana, florestas, pântanos e lagos de Akagera, que criam uma paisagem ampla, com uma visão privilegiada dos grandes predadores da África e suas presas. Eles abrigam hipopótamos, crocodilos, pássaros e muito mais.

Por que visitar Ruanda em família com adolescentes?

Há, também, o Parque Nacional dos Vulcões, com gorilas da montanha, macacos dourados, duiker de frente preta – que são pequenos antílopes – e pássaros de bronze. Além disso, vocês contemplarão, através de uma cortina de névoa, os dois vulcões extintos da área, Bisoke e Karisimbi. 

Essas experiências de safári irão proporcionar momentos de grande emoção! Os adolescentes compreenderão de forma mais profunda a interação entre os animais e seus habitats, visualizando a riqueza e a fragilidade da vida selvagem.

Por que visitar Ruanda em família com adolescentes?

Ruanda também oferece atividades ao ar livre para os adolescentes aventureiros. Eles poderão explorar as trilhas de montanha, fazer caminhadas em vulcões extintos e até mesmo conhecer tribos e costumes locais.

Por que visitar Ruanda em família com adolescentes?

Acomodações com o máximo de conforto

Além disso, Ruanda oferece acomodações com o máximo de conforto, nas áreas de safári -, onde sua família poderá desfrutar de massagens, biblioteca, observação de pássaros, trilhas e restaurantes – com uma culinária local e sustentável. Uma calorosa hospitalidade ligada a práticas e ideais de sustentabilidade se unem aqui para promover a estadia ideal para essa viagem em família com adolescentes.  

Por que visitar Ruanda em família com adolescentes?

Imagina passar a noite juntos, em um momento de conexão familiar, em volta de uma fogueira observando o céu africano estrelado. Inesquecível!

Por que visitar Ruanda em família com adolescentes?

Capital Kigali

Ruanda é conhecida por sua hospitalidade calorosa e acolhedora, proporcionando à sua família a chance de interagir com as comunidades locais, conhecer suas tradições e até mesmo participar de danças e atividades culturais. Essas interações autênticas criarão laços significativos e permitirão que os adolescentes construam uma visão mais ampla do mundo.

Sua capital, Kigali, é bem organizada, trazendo segurança e acolhimento. Lá há museus e memoriais, que relembram a história do país, de modo que seu passado trágico nunca caia no esquecimento e, assim, não se repita. Ao mesmo tempo, é uma cidade que olha para o futuro, pulsando novos caminhos pelas mãos dos mais jovens!

Por que visitar Ruanda em família com adolescentes?

O país possui quatro línguas oficiais: quiniaruanda, inglês, francês e suaíli – aprovada como oficial recentemente, diminuindo o uso do inglês e do francês, com o intuito de afastar o país de seu período colonial e se reaproximar das raízes históricas locais. Percebe-se aí uma história riquíssima, de uma cultura tão diversa, por trás dessas tantas línguas – que vocês poderão se aventurar na escuta! 

Um lugar de “memória e aprendizado”

Vocês não podem deixar de adentrar na rica história desse povo, indo aos museus e memoriais, aprendendo mais com essas pessoas tão fortes! 

Uma visita ao Memorial do genocídio será emocionante. O local relembra a Guerra Civil em Ruanda, entre 1990 e 1994, motivada pela disputa étnica entre hutus e tutsis, que ficou marcada pelo genocídio de 800 mil tutsis. Esse memorial é um espaço em que esse recente passado terrível do país é relembrado como um ato de aprendizado para que nunca mais ocorra.

Será impossível não se impactar com toda essa história, tendo contato com sobreviventes, que aprenderam a conviver com essa sombra do passado e se reconstruíram por meio do perdão e da manutenção da memória! 

Por que visitar Ruanda em família com adolescentes?

Nas ruas, um povo que acolhe com ternura e que relembra o triste passado ao mesmo tempo que mira um futuro esperançoso! Essa experiência será um exemplo e tanto para os adolescentes sobre empatia, tolerância, respeito pelos direitos humanos e sobre a importância de nunca esquecer e abdicar da própria história. 

Turismo de conservação

Visitar Ruanda será enriquecedor para vocês, por ser uma viagem que mexe com os seus sentidos e visões de mundo! Ao mesmo tempo, é, também, benéfico às comunidades locais e à manutenção da fauna – por meio da conscientização da vida desses animais e da ameaça de extinção que muitos se encontram. 

Portanto, embarcar em uma viagem para a Ruanda com adolescentes será muito mais do que uma simples aventura. É uma oportunidade única de expandir horizontes, nutrir uma consciência ambiental e cultural, e deixar-se maravilhar por um país que soube renascer das cinzas, transformando-se em um local de esperança e progresso.

Recomendação:

Em uma noite em família, com direito a pipoca, recomendamos que vocês adentrem nesse país tão intenso em lutas e força para se reconstruir, assistindo filmes que trabalham de forma emocionante e instrutiva com a história de Ruanda. 

Filmes como “A Montanha dos gorilas”, que retrata a pesquisadora Dian Fossey, que estudou gorilas e foi uma figura essencial na luta pela preservação desses animais. E “Hotel Ruanda”, que trata sobre a Guerra Civil que ocasionou o genocídio de 1994. 

Gostou do destino? Entre em contato conosco para montarmos um roteiro personalizado para a sua família! Depois, é só aproveitar tudo que esse país tem a oferecer de vida e aprendizados, nessa viagem cheia de momentos únicos em família com adolescentes.